sexta-feira, 26 de junho de 2020

Avião de Papel I

Os aviões de papel geralmente são feitos com uma única folha de papel, sem cortes ou colagens. Por trás de sua criação, existem milhares de anos da técnica de dobraduras de papel, mais conhecidas como Origamis principalmente no Oriente.
Comumente são utilizados como brinquedos para crianças entretanto muitos levam a brincadeira a sério: existem campeonatos mundiais utilizando os "brinquedos". O Campeonato Mundial de Aviões de Papel (nome original: Red Bull Paper Wings) é o maior torneio de aviões de papel do mundo.

Nosso avião foi feito inicialmente com 14 dobras. Conseguindo planar por um tempo razoavelmente bom.



https://paperwings.redbull.com/global-en/


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Conclusão


Destarte, o grupo, depois de longo debate, concluiu que Santos Dumont foi pioneiro na criação do avião. Dado que o teste da engenhoca de Dumont foi testemunhado pela Academia Francesa de Aviação. Em adição a isso, o invento dos Irmãos Wright além de não possuir testemunhas, usou como propulsão uma catapulta para a aeronave que somente planava.                                                                                 

Além disso, como bons patriotas acreditamos que, indubitavelmente, um brasileiro teria realizado o feito.


Redigido e editado por: Bianca Monteiro, Fernanda Lopes e Serena Chagas

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Irmãos Wright


Os irmãos norte americanos Orville Wright e Wilbur Wright, em 1896 passaram a se interessar por planadores (aeronaves com asas fixas e sem motor). Em 1900, eles testaram diversos tipos de planadores na Carolina do Norte, já que o ambiente de lá era propício para os testes. Depois de muitos estudos e testes feitos, os irmãos decidiram tentar construir um avião, e em 17 de dezembro de 1903, estava pronto, utilizando motor à gasolina, que acionava duas hélices.

Ele foi testado nas montanhas do Kill Devil, onde fizeram um voo 120 pés em 12 segundos. A propulsão teria ocorrido por meio de uma catapulta, mas não haviam testemunhas para confirmar.

Após aprimorar seu invento, em 1905 conseguiram voar no intitulado Kitty Hawk por cerca de 40 minutos. Em 1908, venderam um avião ao exército americano; em 1909, fundaram a Companhia Wright para fabricar aviões em Dayton, e em 1910, criaram uma companhia de exibições.

Após 65 anos da invenção do Kitty Hawk, os astronautas da missão Apollo 14 nomearam o módulo lunar como Kitty Hawk em homenagem aos irmãos.

 

Redigido por: Lívia Freire

Digitado por: Marianna Coutinho

Edição por: Bianca Monteiro, Fernanda Lopes e Serena Chagas

 

https://www.britannica.com/biography/Wright-brothers/Powered-sustained-flight

https://www.nasa.gov/feature/115-years-ago-wright-brothers-make-history-at-kitty-hawk



 

 

 

 

 

 


Santos Dumont





O mineiro Santos Dumont, desde criança, era fascinado por mecanismos e tinha o sonho de criar uma engenhoca  que permitisse ao homem voar e controlar seus próprios cursos. Na adolescência, observava pássaros e sua constituição anatômica.

No ano de 1892, após seu pai adoecer e adiantar parte da herança a seus filhos, Dumont se mudou para Paris e teve a oportunidade de participar da construção das primeiras aeronaves.

Interessou-se por motores à combustão, criou balões e realizou pesquisas cada vez mais pertinentes.

Após participar de competições e desafios, em 1906 criou o "14 Bis", aeronave que realizou um voo de 60 metros por 7 segundos utilizando um motor de 50 cavalos de potência, partindo do Champ Bagatelle, subindo uma altura de 6 metros, percorrendo 220 metros e tendo como testemunha os membros da comissão do aeroclube da França, que documentaram o voo.

Ele retornou ao Brasil em 1928 como herói. Viveu seus últimos 4 anos de vida, em depressão devido ao estopim da guerra da qual seus aviões seriam usados como armas.


Redigido por: Lívia Freire

Digitado por: Marianna Coutinho

Edição por: Bianca Monteiro, Fernanda Lopes e Serena Chagas


http://www.academia.org.br/academicos/santos-dumont/biografia                                                                        https://museudoamanha.org.br/pt-br/navegador-dos-ares-brasileiro-chamado-alberto-santos-dumont  https://www.britannica.com/biography/Alberto-Santos-Dumont



segunda-feira, 15 de junho de 2020

O que é um avião?

O que é um avião?

Segundo o famoso dicionário Michaelis, um avião é um meio de transporte que possui asas e motores. É extremamente seguro e um dos mais rápidos transportes existentes. Possuem vários fins, hodiernamente são usados para locomoção de pessoas e mercadorias, além de seu uso militar.

Quanto ao seu funcionamento, os aviões precisam de uma velocidade elevada a fim de que a pressão do ar sobre as asas seja suficiente para sustentar a aeronave.

Em sua estrutura, possui um corpo longo, cilíndrico e aerodinâmico, geralmente pressurizados, onde ficarão as cabines, um lugar para as cargas e ainda os trens de aterrissagem. As asas são postas lateralmente e delas provém sustentação e controle no ar.

Nas aeronaves, é possível notar-se algumas forças atuando, sendo elas a de ação (fornecido pelo sistema de propulsão), arraste (uma retardadora da resistência ao atrito do ar) e peso (efeito da ação da gravidade). Ainda existem a elevação e o empuxo projetados para que a aeronave voe.


Referências
 «Definição de aeroplano» no Dicionário Michaelis
 «Definição de Airplane» no Dicionário Merriam-Webster (em inglês)
 revistaencontro.com.br/ Qual o meio de transporte mais seguro?
 Angelo, Claudio (23 de outubro de 2006). «Irmãos Wright foram os primeiros, mas Santos-Dumont fez mais pela aviação». Folha de S. Paulo. Consultado em 6 de maio de 2020
 Macdonald, Kenneth (15 de janeiro de 2016). «The man who almost had the Wright stuff» (em inglês). BBC News. Consultado em 6 de maio de 2020
 Governo francês. «Clément Ader (1841-1925)». Consultado em 2 de julho de 2010
 Charles H. Gibbs-Smith (1968). Clement Ader: his flight-claims and his place in history (em inglês). [S.l.]: London, H.M.S.O. 214 páginas
 Jacques Legrand, Edouard Chemel (1998). Chronique de L'aviation (em francês). [S.l.]: Chronique. p. 16. 1008 páginas. ISBN 978-2905969514
 Pierre Lissarague (1990). Clément Ader, inventeur d'avions. [S.l.]: Toulouse. ISBN 2-7089-5355-9
 Vários (1994). Au temps de Clément Ader (em francês). [S.l.]: Ouvrage coordonné par l'Académie de l'Air et de l'Espace. 176 páginas. ISBN 2-87717-044-6
 «Clément ADER - Biographie». Avions Legendaires. Consultado em 2 de julho de 2010
 Borys, Christian; Skyba, Anton (4 de maio de 2017). «The world's biggest plane may have a new mission» (em inglês). BBC. Consultado em 27 de fevereiro de 2020
 Fedykovych, Pavlo (4 de setembro de 2018). «Antonov An-225: World's biggest unfinished airplane lies hidden in warehouse» (em inglês). CNN. Consultado em 27 de fevereiro de 2020
 Flightglobal arquive (em inglês)
 «Turbofan Thrust». Nasa. Consultado em 14 de outubro de 2014
 Como funcionam os aviões com asas de geometria variável
 «Krueger Flaps» SKYbrary (en)
Ligações externas


Redigido por: Serena Chagas
Digitado por: Fernanda Lopes


terça-feira, 9 de junho de 2020

Editoras do blog

As responsáveis pela edição do blog do grupo serão as alunas: Fernanda Lopes e Serena Chagas.